Trabalhadores na Ouro Fino, na Spraying Systems e na Delga aprovam proposta de PLR

Na Faparmas e na ABR companheiros cruzam os braços. Mobilização começa com reuniões em mais três empresas

Mais três empresas fecharam acordos de PLR nesta terça-feira (30). O dia ainda teve duas paralisações para forçar as direções das empresas a levar mais a sério as negociações.

Na Ouro Fino, em Ribeirão Pires, a aprovação, por unanimidade, aconteceu pela manhã. Os trabalhadores vão receber a primeira parcela em 20 de julho e a segunda dia 20 de fevereiro do próximo ano. Pelo acordo, a PLR também será paga aos companheiros afastados por acidente de trabalho. O valor total é formado por um valor fixo, mais outro calculado em cima de metas.

“Superada esta etapa, a companheirada tem pela frente a campanha salarial. E todos já estão em estado de alerta para conquistar um bom acordo”, disse o diretor do Sindicato Nelsi Rodrigues da Silva , o Morcegão.

Outra empresa a fechar acordo foi a Spraying Systems, em São Bernardo. A primeira parcela de pagamento será efetuada em setembro e a segunda em março do próximo ano. Esse é o primeiro acordo feito na empresa, já que nos anos anteriores as negociações terminavam em impasse.

“O acordo foi possível graças à reabertura de diálogo por parte da empresa e à mobilização dos trabalhadores”, disse o coordenador de base de São Bernardo, Moisés Selerges.

Na Delga, para conquistarem um bom acordo, os trabalhadores cruzaram os braços por três horas na noite de segunda-feira. “O protesto foi feito como forma de pressionar a empresa, já que as negociações entraram num impasse depois de os trabalhadores terem rejeitado proposta na semana passada”, disse o diretor do Sindicato Claudionor Vieira.

O acordo foi aprovado à tarde e atendeu às expectativas dos trabalhadores. “Foi uma vitória da organização e da união da companheirada, que está de parabéns”, comentou ele. A primeira parcela será paga em 15 de julho e a segunda em 5 de fevereiro.

Braços cruzados


Na Faparmas, em Ribeirão Pires, os trabalhadores rejeitaram a proposta feita pela empresa, devido ao baixo valor e à inclusão de metas impossíveis de serem controladas pelos trabalhadores. Eles cruzaram os braços durante duas horas, das 7h às 9h, e aprovaram o encaminhamento do aviso de greve.

“A proposta não era boa”, disse Zé Mourão, diretor do Sindicato. Os trabalhadores deram prazo até sexta-feira para a empresa apresentar uma nova proposta. “Caso contrário, o pessoal já decidiu entrar em greve a partir de segunda-feira, disse Zé Mourão.

Os diretores da ABR também fizeram uma proposta considerada ridícula pelos trabalhadores, que pararam a produção por duas horas e aprovaram aviso de greve.

“A companheirada deu prazo de 48 horas para a empresa apresentar uma proposta que contemple a reivindicação dos trabalhadores. Senão, novas ações de pressão serão realizadas”, afirma Moises Selerges.

Reuniões
Ugimag

Reunião nesta quarta-feira na Regional Ribeirão Pires para discutir PLR. Às 11h para o pessoal dos 2º e 3º turnos, às 15h para o pessoal do 1º turno e às 18h para o pessoal do diurno.

Patrizzi

Reunião na sexta-feira, às 17h, na Sede, para discutir PLR e problemas internos.

Mastermag

Reunião para discutir PLR e problemas internos amanhã, às 17h30, na Regional Diadema.

Da Redação