Conquistado plano de cargos e salários na Arteb


Krica, coordenador do Sindicato em São Bernardo, fala na assembleia. Foto: Raquel Camargo / SMABC

Após anos de cobranças, os trabalhadores na Arteb, em São Bernardo, finalmente terão um plano de cargos e salários. O acordo foi anunciado em assembleia na terça-feira. 

Em março do ano passado, depois de um protesto que paralisou todos os turnos de produção, a fábrica concordou em atender a reivindicação e iniciou negociações com a representação. 

As discussões duraram um ano, até que chegasse a um formato satisfatório aos trabalhadores. “Esse acordo é o começo de um processo que vai organizar as faixas salariais de toda a empresa até o ano que vem”, afirmou Sebastião Gomes de Lima, o Tião, do Comitê Sindical. 

Um dos principais pontos do novo plano é a retirada da avaliação dos trabalhadores pelo chefe. “Agora a avaliação será objetiva e não mais subjetiva. Quando ficava na mão da chefia direta e gerou várias distorções ao longo dos anos”, comentou Carlos Alberto Gonçalves, o Krica, diretor do Sindicato responsável por São Bernardo.

O acordo prevê que todos os trabalhadores passarão no mês que vem por plenárias para explicação e tirada de dúvidas sobre o funcionamento do plano, que será aplicado em duas etapas. 

A primeira enquadra as faixas salariais de junho a dezembro. Seu objetivo é organizar as faixas de todas as funções, reduzindo-as para quatro, corrigindo as diferenças nos aumentos salariais. “Hoje existem trabalhadores numa mesma função com faixas salariais diferentes”, disse Tião. 

Depois do enquadramento, começa a segunda etapa, onde todos os companheiros terão reajustes salariais com porcentagem igual, seguindo um mesmo padrão. 

Tião reforça a importância da atenção dos companheiros durante todo o processo. “O plano é um acordo de longo prazo que vem para corrigir problemas de muitos anos nas faixas salariais. Não é algo de efeito imediato”, finalizou o dirigente.

Da Redação