Protesto contra demissões e por respeito na Arteb


Foto: Rossana Lana / SMABC (Arquivo)

Trabalhadores no segundo turno na Arteb, de São Bernardo, atrasaram o início da produção na tarde desta quinta-feira para protestar contra duas demissões.

“Os companheiros são do setor de abastecimento e reclamavam do ritmo intenso de trabalho”, denuncia Sebastião Gomes de Lima, o Tião (foto), do CSE. “Para piorar, existe a cobrança pesada da chefia em relação à produção”, completa.

“Há duas semanas os trabalhadores trouxeram essas reclamações até nós, do CSE, que nos reunimos com a chefia e a empresa cobrando providências. A resposta da Arteb foram as demissões”, protesta Tião. “Foram demissões políticas pelo fato dos trabalhadores terem procurado o Sindicato”, afirma.

Durante o protesto, os companheiros também aprovaram um plano de lutas exigindo a readmissão dos demitidos e mais respeito com os trabalhadores.

“Esperamos que a fábrica reveja sua postura e sua política de ‘recursos humanos’. Se quiser ser competitiva, ela conseguira através do respeito aos trabalhadores e não dessa maneira autoritária, que lembra os tempos da ditadura militar brasileira”, recomenda Moisés Selerges, coordenador de base do Sindicato.

Da Redação