Mahle Metal Leve: Acidente mutila trabalhador

O operador Francisco Pereira de Mottas perdeu sete falanges de três dedos da mão direita em acidente acontecido com uma fresa na sexta-feira à noite.

A CIPA dos trabalhadores está denunciando a direção da empresa por passar informações equivocadas sobre o acidente.

Omissão

Os representantes dos trabalhadores na CIPA denunciaram que a empresa disse que não havia mutilação, mas apenas escoriações, tentando minimizar o acidente.

Disseram ainda que a fresa deveria permanecer interditada, mas a Mahle passou por cima da legislação.

O Sindicato está comunicando o acidente aos órgãos competentes e hoje, durante reunião com a empresa, vai cobrar mudanças nos conceitos de segurança para que a vida e a saúde dos trabalhadores sejam preservados.

Arteb justifica acidentes

Em reunião entre diretores do Sindicato e cipeiros, a Arteb, de São Bernardo, apresentou suas justificativas para os acidentes nos últimos meses, dois deles no mês de janeiro, que por pouco não ferem trabalhadores.

O RH da empresa apresentou laudos técnicos e notas fiscais de prestação de serviços para provar que a manutenção das pontes rolantes estão em dia.

A empresa também alegou que o último acidente aconteceu com equipamento com menos de dois meses de uso, e que está dentro da garantia dada pelo fabricante.

A Arteb disse ainda que está pedindo esclarecimentos junto às empresas Munck Varese e Shwanke, responsáveis pela fabricação e manutenção das pontes rolantes.

Para a CIPA dos trabalhadores, é preciso descobrir as causas dos acidentes para que os companheiros possam desempenhar suas funções sem colocar em risco sua saúde e sua vida.