Conquista: CSE e Delga criam telecurso

Cerca de 80 trabalhadores na Delga, em Diadema, participaram ontem da primeira aula do Telecurso 2000 que será oferecido em salas na empresa. As aulas começaram após mais de um ano de negociações do Comitê Sindical de Empresa (CSE).

Benigno José Domingues, o Maluf, integrante da representação, conta que há algum tempo a direção da Delga começou a reclamar de uma suposta má preparação do pessoal. A empresa dizia que necessitava de certificados para atestar a qualidade de seus produtos, mas a tal falta de preparação impediria que recebesse os atestados.

O CSE respondeu, então, que os trabalhadores não tinham tempo livre para estudar, pois as escolas ficavam longe do serviço ou, até, não tinham o tempo ou dinheiro necessário. Por isso os dirigentes sindicais desafiaram a fábrica a oferecer a sala de aula e os professores porque havia muito interesse no pessoal em se qualificar.

Negociação

Desafio aceito, CSE e Delga entraram em contato com o SESI, que indicou o coordenador do curso e começaram a discutir como ele seria. As aulas acontecerão em três períodos. Quem trabalha das 14h às 22h faz o curso das 10h30 às 14h e ainda recebe alimentação da empresa. Para o período das 6h às 14h, o curso começa às 14h30 e a fábrica fornece um lanche antes.
A Delga é responsável também pelas salas e o material de manutenção. Os alunos compram o próprio material, que sai por apenas R$ 8,00.

Oportunidade

O ponteador Francisco Pereira de Souza falou ontem em nome dos alunos, na abertura do curso. “É uma conquista do Comitê Sindical para nós que não tínhamos uma oportunidade como esta lá fora”, disse. “É uma chance que vamos agarrar com as duas mãos”, completou.

Maluf respondeu que a conquista era do conjunto dos trabalhadores da Delga e que o próximo passo será estender o curso ao pessoal do terceiro turno, com aulas após às 17h.

Ele ressalta que a iniciativa é tão séria que a professora responsável pelas aulas chegará mais cedo para auxiliar os trabalhadores com dificuldades no aprendizado.