Rolezinho do conhecimento tem sua segunda edição na “Dona Lindu”
No início do mês, mais um grupo formado por jovens aprendizes do CAMP, o Centro de Formação e Integração Social, que atuam na área administrativa na Ford, em São Bernardo, participaram da segunda edição do ‘rolezinho’ do conhecimento na Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”.
“Os participantes da primeira edição do ‘rolezinho’ contaminaram de entusiasmos os outros jovens trabalhadores na fábrica”, disse Simone Vieira, integrante do CSE na montadora.
“Ao relatar a experiência vivida durante a visita e as oportunidades na Dona Lindu, os aprendizes estimularam o interesse de mais jovens”, prosseguiu.
O primeiro ‘rolezinho’ do conhecimento foi uma iniciativa da Comissão de Cidadania na Ford, composta pelos companheiros Bakalhau, Sandrinho, Babuíno, André, Titica, Leonardo e Simone, e aconteceu em janeiro deste ano.
A atividade teve como objetivo principal a apresentação do projeto de formação dos Metalúrgicos do ABC. Nessa segunda edição, os jovens trabalhadores também foram convidados a conhecer a infraestrutura da Escola do Sindicato.
“Assim como a primeira turma, eles se surpreenderam com o projeto do Sindicato. Não imaginavam que os Metalúrgicos do ABC possuíam toda essa estrutura a disposição da base”, contou Simone.
Segundo a dirigente, os jovens também conheceram os cursos oferecidos por meio dos convênios que a Escola tem com o Senai; o Instituto Federal São Paulo, o IFSP; e o Cursinho da Poli e puderam se inscrever nos cursos. E já deram início as aulas.
“Tanto os jovens do primeiro ‘rolezinho’, quanto desta última visita têm interesse em fazer outros cursos disponíveis”, afirmou.
“Isso é muito importante porque o conhecimento transforma a vida dos jovens e dos trabalhadores. A educação é um dos eixos que norteiam as ações do Sindicato”, concluiu a dirigente.
Os aprendizes fazem parte de um grupo com cerca de 100 jovens, de 16 a 18 anos, na empresa e a Comissão de Cidadania na Ford pretende levar mais interessados para participar de outras visitas na Escola.
Aprendizes do ´rolezinho´
“Os cursos da “Dona Lindu” são ótimas oportunidades e podem abrir muitas portas no mercado de trabalho. Principalmente para quem não tem a chance de pagar. Não tinha conhecimento destes cursos oferecidos gratuitamente pela Escola do Sindicato e talvez, sem essa chance proporcionada pelos Metalúrgicos do ABC não teria uma outra iniciativa que possibilitasse melhorar minha qualificação profissional. Pretendo, assim que acabar o curso de Redação Técnica, me inscrever no de Autocad. O Sindicato está de parabéns pela iniciativa e só posso agradecer ”.
Maria Leonarda da Silva, 16 anos
“A iniciativa dos Metalúrgicos do ABC é superbacana para os jovens, mas principalmente para quem precisa e não tem condições de custear um curso de formação técnica de qualidade como os oferecidos na Escola do Sindicato, e muitos não possuem esta oportunidade. Por isso, estou empolgado com as aulas e professores. Só posso agradecer ao Sindicato. E assim que terminar o curso de Redação técnica pretendo me inscrever para o Curso de Trabalho e Cidadania e conhecer mais a fundo a história de luta da categoria.”
Gabriel Macedo Santos, 17 anos
Da Redação