Novas contratações na Ford serão para a retomada da linha F – Series

Cem novos contratados na Ford, em São Bernardo, participaram ontem da integração na fábrica para começar a trabalhar.

Desde o ano passado, já são 300 novas contratações na empresa, resultado das negociações do Sindicato para trazer à planta do ABC novos investimentos e produtos.

 “Esses novos companheiros preparam a fábrica para aumentar a velocidade da linha, o que confirma o crescimento da Ford aqui na região”, explicou José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, coordenador do Sistema Único de Representação, o SUR.

As contratações também serão para a retomada da produção da série F, anunciada durante o lançamento dos dois novos modelos de caminhões extrapesados em junho do ano passado.

Organização

Durante a integração, os trabalhadores receberam as boas vindas do Sindicato, conheceram a estrutura sindical dos Metalúrgicos do ABC e o que cada trabalhador deve saber sobre segurança na fábrica.

“É importante que eles conheçam e valorizem a história de luta da categoria”, afirmou Vagner Batista da Silva, o Vagnão, membro do CSE. “A força de nossa organização no local de trabalho vem de sua construção coletiva e democrática. Por isso conseguimos influenciar em importantes decisões da empresa, como a abertura de novos postos de trabalho”, acrescentou. Para o coordenador geral da representação, Alexandre Colombo, as contratações devem ser comemoradas dentro e fora da Ford. “Nós, da representação, estamos orgulhosos das novas contratações. Esse é um dos motivos de nossa atuação, pois sabemos que a vida aí fora não está fácil”, disse.

“É a confirmação do potencial automotivo do ABC”

 “Essas contratações confirmam a visão de futuro do Sindicato quando negociou a vinda de novos investimentos e produtos para a planta de São Bernardo”.

A opinião é do diretor Administrativo do Sindicato, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba. “Foram mais de dez meses de negociações difíceis com a empresa, mas tínhamos a convicção do potencial de crescimento do ABC”, relembrou.

Outro fato destacado por ele é que a abertura de novas vagas estava prevista apenas para o segundo semestre deste ano. “Esta antecipação de quase um ano é resultado do planejamento que fizemos com a Ford. Esta vitória também deve ser comemorada”, afirmou Barba.

Novos produtos

O dirigente destacou que o acordo negociado pelo Sindicato com a empresa previa os investimentos de cerca R$1,2 bilhão na fábrica e foi aprovado durante assembleia realizada em novembro de 2011.

Um dos pontos principais do acordo foi a instalação de uma plataforma global em São Bernardo, o que colocou a montadora do ABC no mesmo patamar de outras plantas mundiais da empresa. Esse status permitiu a vinda de novos produtos como o New Fiesta, com maior tecnologia embarcada, e o lançamento de dois novos caminhões extrapesados.

Conheça a opinião dos novos contratados na Ford

“Estou animado por essa oportunidade, ainda mais agora com a chegada da Maíra”.

Marlon da Silva Trindade, o Chorão, que é casado há sete anos e espera o nascimento da primeira filha.

“O Sindicato sempre vê o lado do trabalhador e isso é importante para nós”.

Marcelo Vieira Souza, que quer realizar seu sonho de cursar uma faculdade de Mecatrônica.

“O Sindicato esteve presente antes mesmo de entrarmos na fábrica”.

Jaqueline Rodrigues, filha de metalúrgico e estudante do 2º ano de Mecatrônica Industrial na UniABC.

“A representação é muito próxima dos trabalhadores”.

Eliane Aparecida da Conceição é formada em pedagogia e trabalhava em uma prestadora de serviços na Ford.

Da Redação