Pessoal na Ford comemora duas conquistas mundiais

Companheiros na montadora fecham Acordo Marco Internacional e formam Comitê Mundial de Intercâmbio de Informações


Representantes dos trabalhadores na Ford no Brasil e Estados Unidos. Foto: Divulgação

Após um ano de negociações, a direção mundial da Ford e a Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (Fitim) assinaram um Acordo Marco Internacional com a montadora.

Agora, a empresa e suas prestadoras de serviços devem observar os direitos humanos e trabalhistas fundamentais em seus próprios países e nos demais onde esteja estabelecida.

Na mesma reunião foi constituído um Comitê Mundial de Intercâmbio de Informações para ser um canal de comunicação direta com a direção mundial da montadora sobre casos que não puderam ser resolvidos localmente.

Nas reuniões do Comitê, os representantes sindicais na Ford trocarão informações e discutirão formas de apoio mútuo em reuniões de um dia.
Com o discurso afinado, no dia seguinte eles se encontram com a direção mundial da empresa e discutem sua situação, planos de investimentos que possam afetar a vida dos trabalhadores na empresa no mundo e outros assuntos relativos a companheirada.  

“As duas conquistas representam um grande passo da classe trabalhadora internacional para avançar nossa organização e alcançarmos melhores condições de vida e de trabalho”, comemorou João Cayres, secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT e representante dos companheiros na Ford da América do Sul no Comitê.

Da Redação, com CNM/CUT