Campanha para doação de medula óssea
Cadastramento na Ford continua até sexta-feira
Os companheiros na Ford têm até dia 16, sexta-feira, para preencher a ficha de cadastramento no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), em campanha que é desenvolvida pelo Comitê de Cidadania dos trabalhadores na empresa.
O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade.
A ficha deve ser retirada nos ambulatórios médicos, na intranet ou com a supervisão da empresa. A coleta será feita na primeira semana de maio por equipe da Associação de Medula Óssea (Ameo), na própria fábrica.
“Nossa expectativa é de uma boa participação da companheirada, que aqui na Ford sempre foi sensível a essas questões de solidariedade”, disse Sérgio Soares, o Bakalhau, membro do SUR e vice-presidente da CIPA.
A campanha envolve todos os trabalhadores. Além de palestras realizadas por médicos da Ameo, o Comitê de Cidadania, coordenado por Francisco Macedo, colocou faixas nas portarias. O Comitê também doou 30 cestas básicas aos pacientes que aguardam um doador compatível.
Bakalhau lembrou que quanto maior o número de inscritos no Redome, maiores são as possibilidades de encontrar um doador compatível aos cerca de dois mil pacientes que estão na fila de espera.
“Para eles, o transplante de medula óssea é a única alternativa de cura, e esta será mais uma oportunidade para o pessoal na Ford salvar vidas”, comentou.
Ele lembrou que os doadores devem ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde. Maiores informações podem ser obtidas com Iara Mastine no ramal 9256.