Começa inscrição ao 2º Congresso


Simone disse que os temas foram escolhidos para garantir a participação de um grande número de mulheres

O Sindicato começa a distribuir nas fábricas, a partir desta semana, as fichas de inscrição para o 2º Congresso da Mulher Metalúrgica, que será realizado entre 25 e 27 de março.

Desde o ano passado, as dirigentes da Comissão de Mulheres Metalúrgicas promovem reuniões em fábricas, nas regionais e na Sede do Sindicato para divulgar e convocar o evento. Hoje, por exemplo, elas participam de reunião com os Comitês Sindicais de Empresa de São Bernardo, a partir das 17h30, na Sede do Sindicato.

“Estamos trabalhando para fazer um congresso representativo e de muita participação”, afirma Simone Vieira, do CSE na Ford e coordenadora da Comissão. No total, são cerca de 14 mil mulheres metalúrgicas em nossa base, o que representa por volta de 13% da categoria.

Foi de olho neste número expressivo que a Comissão escolheu quatro temas para debater no Congresso: trabalho (inserção no mercado, qualidade e condições de trabalho, igualdade etc); a maneira que os meios de comunicação retratam a mulher; subjetividade feminina (os vários papéis da mulher, sexo, saúde, vida etc) e espaço de poder (sobre a reduzida presença da mulher nos centros de decisões).

“Acredito que contemplamos os temas mais atuais para a nossa realidade”, afirma Simone.

Para ajudar a participação das companheiras no evento, o Sindicato criará um espaço criança. “Teremos uma espécie de creche nos dias do Congresso para atender as crianças, independentemente da idade delas”, garante.