Sindicato quer estímulo para o setor

As baixas vendas de ônibus e caminhões no País levaram o Sindicato a cobrar medidas para o setor que vão além da redução do IPI.
Uma delas, R$ 1 bilhão para a renovação da frota de ônibus urbanos, saiu na semana passada.
“É preciso mais, pois a saída é aumentar o mercado interno para compensar o que será perdido com as exportações. Isso só será possível com uma política específica para o setor”, analisa Sérgio Nobre (foto), presidente do Sindicato.
A redução do IPI proporcionou às montadoras o melhor primeiro trimestre de sua história. Para caminhões, no entanto, os resultados não foram os mesmos. No exterior, a crise
econômica mundial praticamente cortou pela metade o mercado aos caminhões e ônibus brasileiros.
Até 2008, a Scania vendia pouco mais da metade de sua produção para o exterior. A Ford anulou as previsões de crescimento feitas ano passado, enquanto a Mercedes também projeta produção menor.
Em comparação com os três primeiros meses do ano passado, neste primeiro
trimestre as exportações caíram 62%.