Produção e vendas de carros batem recordes históricos
Nesse ano serão montados 2,6 milhões de veículos. O total é 4% maior que a produção de 2005.
Novembro de 2006 foi o melhor mês em vendas da história da indústria automobilística brasileira. Embalada pela queda nas taxas de juros, as montadoras venderam 182 mil veículos. Comparado com novembro do ano passado, o crescimento foi de 15%.
No acumulado entre janeiro e novembro, as montadoras já comercializaram 1,7 milhão de veículos novos, mesmo número atingido durante todo o ano passado. O Gol foi o modelo mais vendido, com 17.121 unidades, seguido pelo Palio, com 17.046. Entre as marcas, a Fiat segue na frente, com Volks, General Motors e Ford vindo a seguir.
Produção – Já a produção da indústria automobilística sofreu uma leve queda em novembro devido a diminuição nas exportações, causada pela valorização do real.
Mesmo assim, a fabricação será recorde neste ano, com a montagem de 2,6 milhões de veículos. O total é 4% maior que o atingido em 2005.
De acordo com a Anfavea (sindicato das montadoras), o crescimento deveu-se ao aumento das vendas no mercado interno, que superaram a previsão das empresas.
O mercado interno vai subir 10% e atingir 1,9 milhão de unidades, 11% a mais que em 2005.
Com todos os resultados favoráveis, a Anfavea está otimista com relação ao próximo ano. As montadoras acreditam que vão produzir 100 mil veículos a mais em 2007, entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.