Pessoal na Ford se filia a CredABC
A compreensão dos ideais de solidariedade e ajuda mútua que formam a economia solidária estão se espalhando cada vez mais entre os metalúrgicos do ABC. Movidos por esses objetivos, nove trabalhadores na Ford se filiaram a CredABC, a Cooperativa de Crédito do Sindicato, na última semana.
“Foi uma oportunidade de ajudar o coletivo e prestigiar uma iniciativa nossa, da categoria”, comentou Olavo Orlando de Souza, um dos novos associados. O companheiro acrescentou que a cooperativa também é uma forma de fugir dos altos juros cobrados pelos bancos. “É uma proposta dos trabalhadores, para construir o País que defendemos”, completou.
Mauro Faraboth, outro novo cooperado, concorda e acrescenta que até demorou para associar-se, pois os juros cobrados pela CredABC são menores que os do mercado. “É minha chance para tentar fazer um pezinho de meia”, destacou.
Simone Aparecida Vieira, do CSE na Ford, convenceu o pessoal a se associar porque a cooperativa de crédito oferece uma opção diferenciada do sistema bancário tradicional.
“Cada novo sócio é um elo de uma grande corrente que fica cada vez mais forte”, conta Simone. “Lanço um desafio aos trabalhadores e trabalhadoras de conhecer a filosofia da cooperativa e me coloco a disposição para dialogar”, conclui ela.
Trabalhador ajuda trabalhador
O presidente da Cred-ABC, José Vitório Cordeiro Filho, o Zézinho, acredita que as novas filiações mostram a credibilidade da cooperativa.
“Cada vez mais o pessoal está entendendo que na cooperativa é trabalhador ajudando trabalhador em vez de dar dinheiro aos bancos”, afirma. O resultado desta compreensão é que em menos de três anos de existência a CredABC já conta com 1.100 filiados e 23 acordos assinados com empresas para descontos na folha.
A CredABC atende no primeiro andar da Sede do Sindicato. Ela está aberta de segunda a sexta, das 10h às 18h, e atende pelo telefone 4128-4200, ramais 4259, 4263 e 4240.