Montadoras confirmam adiantamento do 13º até março
A atuação do Sindicato garantiu a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário, beneficiando perto de 35 mil trabalhadores.
A luta do Sindicato nas montadoras da base conquistou, pelo terceiro ano seguido, a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário, beneficiando perto de 35 mil trabalhadores. Ela vai ocorrer entre o final de fevereiro e o início de março, enquanto a lei manda fazer este pagamento só em novembro.
Segundo o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo (foto), os recursos devem injetar algo em torno de R$ 58 milhões na economia. O dinheiro, porém, não ficará apenas na região, já que uns 30% do pessoal nas montadoras mora em São Paulo. A quantia total é mais que duas vezes o orçamento de Rio Grande da Serra, estimado em R$ 26,9 milhões.
Feijóo destacou que a tendência é o pagamento da primeira parcela do 13º salário evoluir para outros setores. Ele frisou ainda a importância da antecipação na economia, lembrando que com o dinheiro os trabalhadores compram mais ou pagam dívidas contraídas no Natal.
“A conquista resultará em benefícios para a própria população”, afirmou o dirigente. “Em primeiro lugar porque haverá aumento no consumo, o que vai provocar o crescimento na arrecadação de impostos e estes deverão ser transformados em obras públicas”, disse.
“Em segundo lugar, porque os trabalhadores usarão o dinheiro para pagar dívidas ou fazer compras. Esse movimento vai estimular a produção das empresas, gerando emprego que é uma das principais preocupações dos companheiros”, concluiu Feijóo.
Vendas crescem 26% em janeiro
A venda de carros no mês passado registrou aumento de 26% em comparação com janeiro de 2005 segundo a Anfavea (sindicato das montadoras). O resultado mostra crescimento de 5% a 7% no mercado brasileiro este ano, com o licenciamento de 125 mil unidades.
Depois de fechar 2005 no terceiro lugar, a Volks encerrou janeiro como a marca mais vendida, dominando 25% do setor. A GM continuou no segundo lugar, com 23%. A Fiat, líder em 2005, caiu para a terceira posição (a Anfavea não divulgou sua participação).
A Ford manteve-se no quarto lugar, com 12% das vendas em janeiro. Somadas, as demais montadoras atingiram 18%.