SUR Ford completa 25 anos e empossa novos membros
A mais antiga representação sindical interna na categoria completa 15 anos e ontem recebeu os membros eleitos em dezembro.
Tomaram posse ontem os 13 novos membros do Sistema Único de Representação (SUR) na Ford. SUR é a união entre a antiga Comissão de Fábrica e a CIPA. A gestão começa no ano em que a representação completa 25 anos de existência, a de maior tempo na categoria.
“Esses 25 anos revelam o avanço e a maturidade das duas partes, nós e a fábrica, em resolver os conflitos do dia-a-dia”, disse José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, secretário do SUR.
Ele enfatiza que a maior prova desse avanço foi a recente negociação que resultou no acordo para a produção de um novo modelo de carro na fábrica de São Bernardo. “Sem a ação do SUR e do Sindicato para a conquista deste acordo, talvez estivéssemos vivendo a mesma situação de companheiros de outras 14 plantas da Ford na América do Norte, que perderão seus empregos por causa do fechamento de fábricas. Sem o acordo, seríamos a 15º unidade a fechar”, previu Paraíba.
Acordo, 13º e PLR na pauta
E é exatamente o acompanhamento de todas as mudanças que a fábrica terá nos próximos meses o principal foco de ação do SUR, conforme o dirigente.
“Nesse processo tem o remanejamento de pessoal, virão novas máquinas e temos de estar atentos à segurança dos trabalhadores e à ergonomia da nova linha”, explica ele.
Paraíba também destaca as lutas cotidianas, como a pauta enviada recentemente para a fábrica reivindicando a antecipação da primeira parcela do 13º salário. “Depois de resolver esse ponto, queremos partir para a negociação da PLR”, acrescenta.
O SUR e o Comitê Sindical programaram um seminário para traçar o planejamento da gestão e decidir como serão lembrados os 25 anos da representação.