Queremos propostas neste mês!

Foi esse o recado da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) na primeira negociação com as montadoras, segunda-feira à tarde. O mesmo recado vale para os demais grupos. A partir da semana que vem começam as assembléias de mobilização.

Acordo em agosto evita conflitos

“Queremos fechar uma proposta com os patrões e apresentá-la aos trabalhadores até o final de agosto para que não haja necessidade de conflitos em setembro”. O alerta é do presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT), Adi dos Santos Lima após a reunião com a Anfavea (sindicato das montadoras) no final da tarde de segunda-feira. “A data-base da categoria é 1º de setembro e os trabalhadores não querem enrolação”, completou.

O encontro com a Anfavea ocorreu dentro do esperado, com o início dos debates sobre a ampliação das cláusulas sociais. As cláusulas econômicas não entraram em pauta.

Repeteco

Da mesma forma que os patrões do Grupo 9, os empresários da Anfavea deixaram uma pauta com a FEM. E receberam a mesma resposta: “Podemos debater após a data-base. Agora é hora de falarmos dos metalúrgicos”, disse Adi.

Nova reunião com a Anfavea acontece sexta-feira. O presidente da FEM acredita que continurão as discussões sobre as cláusulas sociais. Mas repete o alerta:

“O calendário definido com as montadoras termina dia 26. Temos esse prazo para chegar a um acordo que renove a convenção coletiva com novas cláusulas e  reponha a inflação com aumento real”.

Vendas já cresceram 10%. E devem subir.

O volume de carros de passeio licenciados no Brasil em julho atingiu 130 mil unidades, quantidade 4% maior em comparação com o mesmo mês do ano passado. Durante o ano, já foram comercializados 883 mil veículos, o que representa um crescimento de 10% em relação a igual período de 2004.

Os números são da  Anfavea (sindicato das montadoras), que não acredita em contaminação do setor pela crise política. Ao contrário, a entidade acha que as vendas devem crescer porque as  promoções tendem a aumentar agora, na fase da troca de linha, pois muitos consumidores preferem aguardar o lançamento dos modelos 2006.

Na disputa do mercado, a concorrência entre Volkswagen e General Motors se acentuou. No acumulado de 2005, as duas estão em empate técnico no segundo lugar, com participação de 21%. A Volks leva pequena vantagem com 160 carros a mais. A Fiat é líder, com 25% das vendas no ano. A Ford tem 11%.

Acordo para todos antes da data-base

A FEM avisa que o recado vale também para os patrões do Grupo 5 (autopeças, cujo calendário de reuniões tem data-limite de 23 de agosto) e para o Grupo 9.

O primeiro encontro com o Grupo 5 também acontece na próxima sexta-feira.

A dificuldade está nos Grupos 10 e Fundição, que não se manifestaram até o momento.

O presidente da FEM estranha a posição dos empresários de Fundição pois eles negociaram normalmente nos últimos anos.

Bom senso

Já o Grupo 10 repete o comportamento de sempre. “Só esperamos que eles não demorem tanto como no ano passado”, protesta Adi dos Santos Lima.

“Se não fecharmos uma proposta este mês a situação ficará complicada”, analisa.

“Os metalúrgicos da CUT não aceitarão chegar até setembro sem renovação e aumento das cláusulas sociais, reposição salarial e aumento real. Um acordo dentro do prazo será uma demonstração de bom senso dos patrões”, finaliza o presidente da FEM.