Novo modelo Ford: Empresa confirma, mas prédio atrapalha
O chefe mundial de operações da Ford, Jim Padilla, confirmou que a fábrica de São Bernardo é a principal opção da empresa para novos investimentos. Ele adiantou que já colocou o assunto em estudo.
As declarações de Padilla vão no sentido de que a montadora pode mesmo iniciar a produção de um novo modelo de veículo em São Bernardo. Deve ser um produto de baixo custo de produção e preço competitivo. Possivelmente, uma versão evoluída do Ka.
“É importante ouvir isso de um alto dirigente da Ford, mas já estamos tratando com a empresa as condições para a vinda de um novo produto e também já informamos aos companheiros na fábrica como andam as negociações”, explica João Cayres, coordenador do Sistema Único de Representação (SUR).
Pedra no caminho
O dirigente revela que, inclusive, já está pronto um estudo de redução custos bem difícil de ser implantado e que a situação piorou com o episódio dos condomínios residenciais San Genaro e San Giacomo. Eles foram construídos irregularmente ao lado da fábrica e o funcionamento das prensas perturba os moradores com ruídos e vibração do terreno.
“Mantemos reuniões diárias com a Ford procurando viabilizar o projeto, mas não está fácil”, prossegue Cayres. “Temos certeza que se houver novos investimentos da empresa no Brasil eles serão em São Bernardo, mas o conjunto residencial dificulta o projeto. Não é culpa dos moradores, mas o condomínio atrapalha a expansão da fábrica”, afirma o coordenador do SUR.