Ford Bahia: Greve conquista 42 horas semanais
Depois de greve de seis dias, com parada total da produção na semana passada, os trabalhadores na Ford de Camaçari, na Bahia, conquistaram a redução da jornada para 42 horas semanais.
A empresa também assumiu compromisso de negociar a implantação da jornada de 40 horas, reivindicação inicial dos companheiros.
Antes dessa luta, eles trabalhavam 44 horas semanais, com jornada de segunda a sexta-feira. Agora vão trabalhar em jornada menor e alternada de dois sábados mensais.
A forte mobilização fez com que a empresa aceitasse negociar a redução da jornada mesmo tendo entrado com ação no TRT pedindo o julgamento da greve.
Esse desfecho da mobilização dos companheiros em Camaçari foi comemorado pelos trabalhadores nas outras plantas da Ford. “Essa redução de diferenças de jornadas e salários nos aponta para o contrato coletivo de trabalho, uma antiga reivindicação dos trabalhadores de todas as montadoras”, lembrou o coordenador do SUR na Ford, João Cayres.
Ele destacou a combatitividade do pessoal na Ford da planta de Camaçari, que ainda não tem três anos de operação.”Já no ano passado eles tiveram mais de 32% de reajuste salarial por conta de outras lutas”, afirmou.
João Cayres disse que a greve mostra como é equivocada a política das montadoras de construir plantas no interior do País para pagar salários menores para jornadas maiores.