Um exemplo de união

Semana passada, o presidente Lula esteve no ABC em visita à Ford e à Uniforja. Foi motivo de orgulho e emoção para a nossa categoria. Na Ford, o presidente cumpriu mais uma etapa da promessa de visitar as montadoras da região durante o seu mandato. Mas queremos aqui registrar a importância da visita feita à Uniforja.

Resultado da união de quatro cooperativas de produção (Cooper-trat, Cooperlafe, Coopercon e Cooperfor), a Uniforja é o maior exemplo de que o trabalhador brasileiro tem competência suficiente para gerir o seu negócio. Essas quatro cooperativas foram criadas para garantir os postos de trabalho de mais de trezentos pais de família que se viram demitidos pela incompetência dos antigos donos da Conforja.

Localizada no centro de Diadema, a Conforja chegou a ter mais de oitocentos trabalhadores e era considerada a maior empresa de forjados da América Latina. Foi à falência por má gestão. Ao invés de cruzarem os braços e aguardar que seus direitos trabalhistas fossem pagos por determinação da Justiça, os trabalhadores fizeram um pacto entre eles para manter a empresa em pé.

Assessorados pelo nosso Sindicato (o que foi fundamental para o sucesso do empreendimento) através da UNISOL (União e Solidariedade), montaram as cooperativas, arrendaram as máquinas (com autorização do Juiz da falência) e continuaram as atividades, como se a Conforja ainda existisse.

Ao longo de quatro anos, ingressaram no mercado com compe-titividade, conseguiram fazer um fundo de rendimentos, negociaram seus direitos trabalhistas e tiveram aprovado um empréstimo do BNDES, o que possibilitou a compra da antiga empresa no leilão do processo de falência.

Por tudo isso, a presença do presidente Lula na Uniforja representou a concretização de um sonho que se tornou realidade. Uma realidade que mostra ao Brasil inteiro que é possível ao trabalhador alcançar seus objetivos quando se tem vontade e união.

Departamento Jurídico