Injecta: Acidente esmaga mão e antebraço

 

O companheiro Tiago de Souza Fernandes perdeu a mão direita e parte do antebraço em acidente em injetora na Injecta, em Diadema, ocorrido na última sexta-feira de manhã, logo no início da jornada de trabalho.

Sua mão e antebraço foram prensados entre o martelo móvel e o corpo da placa extratora da máquina injetora de alumínio.

O acidente aconteceu durante a troca de ferramenta, o chamado set-up, momento em que o trabalhador faz o teste e a preparação da operação.

“É um momento perigoso que precisa ser feito por alguém preparado”, explicou Mauro Soares, que é coordenador da Comissão de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente do Sindicato.

Ele denunciou que Tiago não é operador de injetora e não tem treinamento para operar a máquina ou mesmo fazer sua preparação.

Segundo Mauro, a Injecta, além de não capacitar os trabalhadores, tem maquinário ultrapassado.

A empresa não implementou o programa de prevenção de acidentes em injetoras, que faz parte da convenção coletiva de prensas assinada no ano passado.

As máquinas também não têm as proteções coletivas exigidas pela norma regulamentadora 12, do Ministério do Trabalho, que tem 60 anos de idade.

“As condições de trabalho são péssimas e são muitas as irregularidades, com máquinas sem condições de uso”, disse Mauro.