Companheiros na Legas Metal garantem folga aos sábados

Eles vão trabalhar em sábados alternados após firmarem acordo para diminuir o horário das refeições

Os companheiros na Legas Metal, fábrica de gôndolas e displays para o comércio em Diadema, não irão trabalhar neste sábado.

O descanso foi conquistado depois que os cerca de 150 companheiros aceitaram quinta-feira, em assembleia, reduzir o intervalo de almoço de uma para meia hora, conforme prevê  a nova portaria do Ministério do Trabalho que regulamenta esse tipo de negociação entre trabalhadores e empresas. Agora eles terão dois sábados de folga a cada mês. 

“O pessoal trabalha 42 horas semanais com jornadas aos sábados. Com a redução do horário das refeições, eles irão trabalhar em sábados alternados”, explicou José Mourão, diretor do Sindicato. “É um tempo a mais para o convivio com a familia e o descanso”, completou.

Conquista
Este é o segundo acordo firmado na base depois que os metalúrgicos do ABC conquistaram a nova portaria que atende uma reivindicação da categoria. O primeiro acordo foi firmado entre o Sindicato e a Mercedes-Benz.

Cerca de 80% dos metalúrgicos do ABC cumprem jornada inferior às 44 horas. Para metade deles, a redução foi conquistada por meio de acordos de diminuição no intervalo de refeições.