Trabalhadores da Mercedes entram em férias coletivas a partir do dia 23

Funcionários de São Bernardo retornam ao trabalho no dia 5 de março; férias coletivas integram os mecanismos de negociação entre Sindicato e empresas que podem ser usados para preservação do emprego

Cerca de 5 mil trabalhadores na linha de produção da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo entram em férias coletivas no próximo dia 23 de fevereiro (segunda-feira de Carnaval) e retornam ao trabalho em 5 de março. Outros mil funcionários da produção vão sair em férias normais (referentes a saldo que varia de 18 a 30 dias), com retorno também em 5 de março.

As férias foram negociadas com a Comissão de Fábrica e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e servirão para ajustar a produção. Os dois dias do Carnaval foram abonados pela empresa.

NEGOCIAÇÃO –  Férias coletivas, férias normais, banco de horas, redução de jornada fazem parte dos mecanismos de preservação de emprego negociados entre o Sindicato e as empresas da sua base. A diretoria dos Metalúrgicos do ABC defende que todos esses mecanismos de negociação têm de ser utilizados para evitar demissões e garantir a manutenção da renda do trabalhador. Das montadoras instaladas em São Bernardo, a Mercedes é a que ainda não havia lançado mão da extensão de férias coletivas, como fizeram as demais. No final de 2008, a empresa concedeu período normal de folgas, englobando os feriados de Natal e Ano-Novo.

Da Assimp