Mercedes-Benz: Novo acidente na estamparia

Novamente num domingo, durante horas extras, um gravíssimo acidente na estamparia da Mercedes-Benz (DaimlerChrysler), vitimou o prensista Francisco Manoel Lima. Um estampo que era transportado por uma ponte rolante o atingiu, provocando fraturas no ombro e na bacia. Ele está internado no hospital Assunção, em São Bernardo.

Em protesto, o pessoal do setor paralisou o serviço entre 5h45 ao meio dia. No mês passado, João Batista Ribeiro foi vítima de acidente no mesmo setor quando também fazia hora-extra num domingo.

Problema antigo – Até 1997, a ponte rolante que transporta os estampos era operada do alto. Naquele ano a fábrica mudou o processo pelo sistema de controle remoto, sendo operada do chão. O sistema não vingou devido aos muitos acidentes com danos materiais em prensas e às reclamações, sendo a principal delas a falta de visibilidade do operador e a impossibilidade de precisão.

Voltou-se a operar a ponte do alto, mas por interesse da fábrica foi reimplantado o sistema de controle remoto a partir da metade do ano passado.

Desde então, a CIPA dos trabalhadores registrou vários acidentes com danos materiais e inúmeros incidentes, nenhum deles envolvendo pessoas, mas que revelavam as falhas da segurança.