Mercedes-Benz: Estagiários efetivados priorizam estudo

A efetivação de 183 jovens do Senai que cumpriam estágio na Mercedes-Benz (DaimlerChrysler) representa uma mudança para todos eles, tanto na vida pessoal como profissional. Alguns desses jovens estagiavam há até dois anos e meio, com poucas perspectivas.

Luiz Gustavo Roda, 19 anos, disse que vai ter melhor oportunidade no mercado de trabalho, além de garantir a continuidade dos estudos. Ele está no segundo ano de Engenharia na FEI e a salgada mensalidade estava sendo bancada em boa parte pelo pai. “Além de pagar o estudo, também poderei comprar algumas coisas que estou querendo”, explicou Roda.

Para Eliane Viveiros, 19 anos, a efetivação significa estabilidade, pois antes não dava para fazer qualquer programação de vida: “Agora vou retornar aos estudos e fazer a faculdade”, comemora ela.

Com a contratação, Eliane vai se juntar à quase toda sua família: “Tenho um irmão no Senai, além de dois irmãos e dois tios na fábrica. E meu pai já trabalhou aqui”, explicou.

Para ela, a efetivação significa um compromisso, além do reconhecimento da empresa ao trabalho dos ex-estagiários.

Edmar Cardoso, também 19 anos, acredita que a contratação vai promover uma grande mudança pessoal. “A gente ganha mais responsabilidade”, avaliou ele. Além de poder pagar seus estudos, Edmar disse também vai ajudar em casa.

Com a demora da efetivação, que só aconteceu depois de mobilização dos trabalhadores, Edmar já pensava em procurar um novo emprego. Agora, sua preocupação é outra: “Vou prestar vestibular no meio do ano”.