PLR – Acordos na Agathon, Metaltork e ThyssenKrupp
Em assembleias realizadas ontem, trabalhadores em mais três empresas da categoria aprovaram as PLRs para 2010 negociadas pelo Sindicado com os patrões.
Na Agathon, a proposta aceita por ampla maioria tem valor maior do que a paga no ano passado e os companheiros também conseguiram que a empresa passe a entregar cestas-básicas a partir de outubro.
“Este resultado é um exemplo de que também nas empresas mais antigas a mobilização é fundamental”, afirmou Claudionor Vieira, diretor do Sindicato.
“As conquistas na Agathon poderão avançar mais daqui pra frente. O pessoal está de parabéns por mais esta luta”, concluiu. A companheirada receberá 70% do valor em junho. A segunda parcela será paga em dezembro e está condicionada às metas.
ThyssenKrupp – Depois de muito empenho para fazer avançar as negociações, os companheiros na ThyssenKrupp, em São Bernardo, aprovaram por ampla maioria a PLR. O valor traz um aumento significativo em comparação a 2009.
“É importante destacar a luta e a disposição dos trabalhadores e da Comissão de PLR durante a negociação”, lembrou o diretor do Sindicato Vânio Guedes. “A fábrica apresentou várias propostas que não atendiam ao desejo do pessoal”, completou.
Os companheiros conquistaram mais duas vitórias. Aumento no valor do vale-compra e estabilidade para a Comissão de PLR. “Isso mostra como a mobilização é importante”, destacou Vânio.
O pagamento será em duas parcelas.
A primeira em julho e a segunda em janeiro de 2011.
Metaltork – Na Metaltork, em Diadema, a aprovação também ocorreu por ampla maioria. O pagamento será em duas parcelas, a primeira em julho e a segunda em fevereiro de 2011.
“Em 2009 a empresa só pagou um abono, já que a produção estava prejudicada pela crise. Mas, durante a campanha salarial, os trabalhadores exigiram que neste ano a fábrica voltasse a pagar a PLR”, disse o coordenador da Regional Diadema, Davi Carvalho.
Durante a assembleia foi aprovado também o encaminhamento da pauta para discussão de plano de cargos e salários.