Fevereiro

02/02 – Estudo elaborado pela Subseção Dieese do Sindicato mostra que crise atinge de diferentes maneiras os metalúrgicos do ABC.
Em discurso no 9º Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, o presidente Lula acusa países ricos de terem provocado a crise.


03/02 – Após quatro dias de paralisações e protestos, pessoal na TRW, em Diadema, consegue cancelar 86 das demissões anunciadas pela empresa.

04/02 – Sindicato inicia articulações com outros setores econômicos da região para realizar seminário que vai debater efeitos da crise econômica no ABC.


05/02 – Trabalhadores na Max Precision (foto) e na Special Quality, em Diadema, param em defesa do emprego.


09/02 – Companheiros na Rassini aceitam reduzir a jornada, com manutenção de salários, para garantir empregos.

10/02 – Adoção de banco de horas na Autometal, em Diadema, reduz jornada, mantém salário e emprego.


11/02 – Metalúrgicos do ABC fazem ato na Volks (foto) e interrompem o trânsito na Anchieta para alertar que saída da crise está no crescimento econômico.
Acordo na Pinças Grassi, em São Bernardo, dá estabilidade no emprego e mantém renda enquanto durar a crise.

16/02 – Trabalhadores aprovam proposta negociada pelo Sindicato com a ABR, em São Bernardo, que garante estabilidade no emprego.

17/02 – Acordos na Faparmas, em Ribeirão Pires, e na Metalpart, em Diadema asseguram emprego e renda aos trabalhadores.

18/02 – Aumento das vendas e dos investimentos indicam que o pior momento da crise pode ter passado.
Volks de São Bernardo anuncia a renovação do contrato de 106 trabalhadores.


19/02 – Fim da redução de jornada na Fiamm, em São Bernardo, confirma retomada da economia.

25/02 – Os dias 11 e 12 de março são escolhidos para realização do seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, que vai discutir propostas da região para sair da crise.
Produção na Polistampo, em Diadema, volta aos níveis pré-crise econômica e trabalhadores aprovam fim do acordo de redução de jornada.

26/02 – Primeira PLR do ano é aprovada na Dana Nakata, em Diadema. Durante o ano, a categoria vai fechar 132 acordos de Participação nos Lucros e Resultados.