Máquinas sucateadas provocam morte na Presstécnica


Fachada da empresa em São Bernardo. Foto: Reprodução Google

A falta de manutenção nas prensas da metalúrgica Presstécnica, em São Bernardo, provocou a morte do companheiro Antonino Ribeiro de Souza, na tarde desta terça-feira (22).

O acidente chocou os demais trabalhadores na fábrica, que paralisaram a produção em protesto.

O operador de máquinas foi atingido na cabeça por uma peça lançada de uma prensa. Ele foi levado ao Hospital Santa Helena, também em São Bernardo, mas não resistiu ao ferimento.

Segundo Juarez Barros, o Buda, diretor do Sindicato que acompanhou a ocorrência, a empresa tem histórico de mutilações de trabalhadores por não fazer a manutenção adequada de seu maquinário.

“Não existe proteção nas máquinas e o resultado desse descaso é o trabalhador quem paga com a própria vida”, denunciou o dirigente.

O Sindicato acionou a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para que os equipamentos da Presstécnica sejam mapeados e pedirá ao Ministério Público que investigue o acidente que matou o companheiro e aponte os responsáveis.

O acidente também provocou ferimentos na operadora de máquinas Ordalina Leite Miranda.

Antonino Ribeiro de Sousa tinha 50 anos, era casado e pai de quatro filhos. O enterro aconteceu nesta terça, no Cemitério da Pauliceia.

Da Redação