Trabalhadores na Lawes visitam Uniforja

Eles foram conhecer experiência vitoriosa dos companheiros que já passaram por uma situação parecida da que vivem no momento

Os trabalhadores na Lawes, em São Bernardo, foram conhecer, na manhã desta quinta-feira (24) o trabalho dos companheiros na Uniforja, que após a falência da Conforja – no final da década de 1990, constituíram quatro cooperativas e produzem até hoje.

“Nós queremos saber como funcionam as cooperativas de trabalhadores”, afirmou Antonio José de Souza, trabalhador na Lawes. “Nada melhor, então, do que começar por uma experiência vitoriosa”, completou.

A Lawes chegou a ser uma importante produtora de máquinas para a indústria farmacêutica. Após a morte do proprietário, a empresa entrou em decadência e, desde outubro do ano passado, é tocada por 26 metalúrgicos.

O vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques, que acompanhou a visita, observou que conhecer a experiência da Uniforja é importante para os companheiros na Lawes e de toda a categoria. “É necessário saber que é preciso muita luta, muita seriedade para alcançar o sucesso, como aconteceu na Uniforja”, destacou Rafael.

“A experiência da Uniforja mostra que os trabalhadores podem e sabem administrar os negócios quando têm uma oportunidade”, concluiu o vice presidente do Sindicato.

José Domingos, diretor administrativo da Uniforja, diz que se sente orgulhoso com essa chance de apontar o caminho a companheiros que atravessam uma situação complicada. “Nós mostramos que há uma saída”. Perguntado sobre qual conselho daria, Zé Domingos é categórico. “Trabalho! Fé e muito trabalho que as coisas dão certo”.

Da Redação