Volkswagen detém 98,19% do capital da Scania

Três meses depois de anunciar a oferta pública de aquisição pela totalidade de ações da Scania, a montadora alemã Volkswagen completou a operação e terminou com 98,19% do capital social da fabricante de veículos comerciais.

Agora, no total, são detidas 785,5 milhões de ações da empresa sueca, sendo 396,8 milhões de classe A e outras 388,6 milhões de classe B. Essa fatia permite, ainda, direito de voto de 99,02% nas assembleias gerais de acionistas. Anteriormente, a Volks detinha 62,64% do capital da companhia, com 89,18% de direito de voto.

Para os investidores que decidiram não se desfazer de sua posição na Scania, a alemã estendeu para o último dia de listagem da empresa em bolsa o prazo final para a conclusão oficial da oferta. Após esse período, o grupo já informou que não pretende adquirir nenhuma participação remanescente.

A Volkswagen resolveu adquirir a totalidade dos papéis da Scania no mercado para consolidar a fabricante em sua divisão de veículos comerciais. O preço da operação foi de 200 coroas suecas por ação, ou aproximadamente US$ 30,38 cada. A esse valor, a oferta teria custado cerca de US$ 8,5 bilhões à montadora alemã. 

 

Com informações do Valor Econômico