Comissão na Volks interrompe atividades bancárias com protesto


Faixa na entrada do Itaú, na Volks em São Bernardo. Foto: Divulgação

As Comissões de Fábrica na Volks nas plantas Anchieta, Taubaté e São Carlos interromperam as atividades das agências do Itaú e Bradesco que atendem nas fábricas destas cidades, durante esta terça-feira (24).

A ação unificada ocorreu em protesto contra as altas taxas de juros cobradas por esses bancos dos trabalhadores, que apoiaram o movimento.

O Bradesco na Anchieta atende apenas pessoas físicas, mas teve suas atividades suspensas em solidariedade aos companheiros de São Carlos, que são correntistas do banco privado.

José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, coordenador geral da representação interna dos trabalhadores na Volks, afirmou que o ato aconteceu por causa da recusa dos bancos em reduzir as tarifas, no caso do crédito consignado e, no cheque especial, terem apresentado uma proposta insignificante para diminuição dos juros, que passariam de 8,85% ao mês para 7,75% ao mês.

“Queremos o mesmo tratamento de algumas fábricas da base, onde o Itaú cobrará 4,2% ao mês de juros no especial”, protestou Bigodinho. “Queremos mudanças no consignado também”, disse.

Segundo ele, a paralisação já despertou o interesse dos bancos em reabrir as negociações. Caso não se encontre uma solução, o representante alertou para a possibilidade de outras manifestações conjuntas, nas três plantas.   

Da Redação