Trabalhadores participam do 5º Encontro Sindical Alemão da Volkswagen

Termina hoje (29), no Sindicato dos Metalúrgicos do SMATA, na Argentina, o 5º Encontro da Rede Sindical Alemã Ibero Americana dos Trabalhadores do Grupo Volkswagen. O evento teve três dias de duração e visa a troca de informações e balanço do atual momento vivido pelo grupo Volkswagen em todo mundo.

Estavam presentes os representantes sindicais das plantas da Alemanha, Espanha, México, Argentina e Brasil – com delegação composta por companheiros das plantas de Taubaté, Curitiba, São Carlos e São Bernardo do Campo. “A reunião tem como finalidade reforçar as relações entre sindicatos e dirigentes sindicais entre países, pois as perspectivas do grupo Volkswagen são promissoras”, destaca Valdir Freire Dias (Chalita), vice-presidente do comitê mundial que compõe a delegação brasileira junto com José Roberto (Bigodinho), coordenador geral da comissão de fábrica.

O grupo mundial da Volkswagen almeja aumentar ainda mais as produções de carros e componentes nos próximos anos, como o lançamentos de novos produtos e também aberturas de novos pólos de produção. Anunciado na semana passada, a Volks terá mais uma nova planta no México, um investimento de mais de U$ 500 milhões que irar gerar em torno de 700 empregos diretos e produzirá mais de 300 mil motores por ano para as duas plantas na América do Norte. 

“Cabe a nós e as organizações sindicais unirmos forças para minimizar os impactos gerados pelo desenvolvimento desses crescimentos, para que juntos possamos dar sustento aos sindicatos e às representações dos trabalhadores para superar os bons e os maus momentos” conclui Chalita.

Da CNM/CUT (Yuri Nunes)