Venda de automóveis segue em alta

Números positivos desmentem onda de terrorismo econômicos propagada por parte da mídia

Ao contrário do que alardearam alguns órgãos de comunicação na sexta-feira, o mercado interno de automóveis e comerciais leves não despencou na primeira semana de outubro. Os licenciamentos nos sete dias úteis do mês, segundo o Renavam, somaram 74 mil 429 veículos, 7,3% a mais do que na mesma semana de outubro do ano passado e apenas 0,8% menos do que no mesmo período de setembro, que encerrou com o segundo melhor resultado de toda a história da indústria automobilística.

A média diária deste mês chegou a 10 mil 633 unidades, contra 9 mil 991 da primeira semana de outubro de 2007 e de 10 mil 714 de setembro último. Outubro foi o melhor mês do ano passado, quando foram vendidos 232 mil 495 automóveis e comerciais leves, com média diária de 10 mil 580 unidades.

Restrições ao financiamento e aperto no crédito ainda parecem estar longe das concessionárias, pelo menos por enquanto. A fim de reverter possível cenário de pânico, General Motors e Volkswagen prepararam para o mês de outubro promoções para atrair o consumidor à concessionária, embora ele não tenha se afastado dela, conforme revelaram os números do Renavam.

No caso da GM, o vice-presidente da empresa José Carlos Pinheiro Neto aparece em campanha nacional de televisão com a oferta de taxa de juros de 0,99% para financiamentos dos modelos Astra, Prisma, Classic e Corsa.

A VW também, em parceria com o Banco Volkswagen, lançou o Plano Nacional de Financiamento. A mesma taxa de 0,99% será praticada para a compra de Fox, SpaceFox, Polo, Polo Sedan e Beetle em plano de até 24 meses e nada de juros no financiamento dos importados Bora, Jetta e Passat. Para os planos de 60 meses a montadora praticará a mesma taxa de 0,20% adotada anteriormente para a compra do novo Gol. De acordo com Fabrício Biondi, gerente de planejamento e marketing da Volkswagen do Brasil, a idéia do plano e sua gestação ocorreram nas duas últimas semanas e foram baseadas na liquidez do banco da montadora para continuar financiando as vendas.

Apesar do clima tenso e das quedas nas bolsas de todo o mundo, algumas intenções seguem em outra direção. A Sabrico, grupo econômico que detém rede de concessionárias Volkswagen, divulgou em nota que não prevê reduzir o volume de encomendas junto à montadora neste fim de ano, embora tenha revisado suas metas de crescimento para menos com relação a 2007: era de 25% e agora é de 19%. Ano passado, a rede vendeu 13 mil veículos e, até o fim do ano pretende comercializar 15,5 mil.

Da Autodata