Homenagem

Gostaríamos de dedicar o espaço desta coluna hoje para homenagear um companheiro metalúrgico. Temos motivos para uma homenagem especial a alguém cujas conquistas pessoais passaram a fazer parte das conquistas da categoria. Sua trajetória de vida, desde a infância, marcada por uma comovente luta pela sobrevivência, deixou marcas inconfundíveis na carreira desse companheiro como militante e como dirigente sindical. Falamos de Mário dos Santos Barbosa.

Nascido em 1948, no interior do Estado, migrou com a família, anos depois, para a periferia de São Paulo. Terminado o curso primário, entrou para o Senai, trabalhou na construção civil. Participou, nos anos 70, da JOC – Juventude Operária Católica . Ingres-sou na Volkswagen em 1972 como eletricista de manutenção. Continuou os estudos, filiou-se ao Sindicato, entrou na faculdade e começou a estudar alemão.

A partir do final dos anos setenta, as lutas dos metalúrgicos do ABC mudariam também sua vida. Em 1982 foi eleito membro suplente da Comissão de Fábrica conquistada pelos trabalhadores. Em 1984 tornou-se diretor do Sindicato.

Responsável pelo Departamento de Formação e Cultura, contribuiu decisivamente no desenvolvimento da política de formação do Sindicato e estruturou a TV dos Trabalhadores. De 1986 a 1992 dedicou-se à organização do Instituto Cajamar. Em 1993 foi eleito novamen-te para a diretoria do Sindicato e três anos depois retornou à fábrica, onde passou a se dedicar ao trabalho na Comissão de Fábrica.

A necessidade de compreender melhor as mudanças profundas ocorridas no mundo do trabalho o levou a ingressar no curso de especialização em economia do trabalho e sindicalismo promovido pelo Cesit/Unicamp. Termi-nado o curso, ingressou no programa de mestrado do Instituto de Economia da mesma universidade. Hoje está fazendo a defesa de sua dissertação de mestrado sobre as lutas dos metalúrgicos na VW. É esse companheiro que temos orgulho de hoje homenagear. Barbosa vai apresentar seu trabalho à categoria hoje, às 17h, no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede.