Sindicato integra comitê de atualização de currículo do Senai

O integrante do CSE na Volks, Sebastião Arlindo Viei­ra, o Tião, é o represen­tante do Sindicato no comitê que discute a atualização na grade curricular do Senai para a formação de Mecânico de Usinagem.

Em entrevista à Tribuna, ele falou sobre os principais pontos em debate e os objetivos do grupo.

Tribuna Metalúrgica – Por que o Senai decidiu criar um comitê para debater a atuali­zação do currículo?

Tião – O curso de Mecânica de Usinagem foi formulado a mais de 15 anos e daquela data até hoje não sofreu qualquer alteração.

TM – Qual é o objetivo desta reformulação da grade do curso?

Tião – Nestes últimos anos, os equipamentos receberam um incremento muito forte de tecnologia eletrônica e isso precisa estar contemplado no aprendizado.

TM – Que incrementos são estes?

Tião – Atualmente, as má­quinas utilizadas na usinagem pelas empresas do setor meta­lúrgico exigem que o profissio­nal amplie seus conhecimentos em áreas de comandos numé­ricos, mecatrônica e robótica.

TM – Você pode dar um exemplo?

Tião – Sim. As máquinas CNC, que estão em 98% das fábricas e possuem comandos numéricos. No curso ofere­cido pelo Senai, a disciplina corresponde apenas as noções de operações destas máquinas. Representantes da própria in­dústria já tinham reclamado disso.

TM – Qual é a solução para isso?

Tião – É a ampliação da car­ga horária, ou seja, dedicar mais tempo para esse aprendizado específico.

TM – E quando estas adequa­ções estarão disponíveis no curso de Mecânica de Usina­gem?

Tião – O trabalho do comitê será intenso para que o Senai possa adotar o novo currículo em 2016.

TM – Quem mais faz parte do comitê além do Sindicato?

Tião – O comitê é compos­to por 25 pessoas, entre elas, professores, supervisores, em­presas fabricantes de máquinas, engenheiros e técnicos e tem os trabalhos supervisionados por dois especialistas em educação profissional.

 TM – Qual é o papel do Sindi­cato neste comitê?

Tião – O Sindicato foi cha­mado para integrar o fórum pelo conhecimento da área dentro das empresas e com isso contribuir na construção de um curso mais adequado à realidade que o trabalhador terá que enfrentar.

Saiba qual é a função do mecânico de usinagem

Usinar peças em materiais ferrosos e não ferrosos, seguindo normas e procedimentos técnicos, de manutenção, segurança, meio ambiente e qualidade.

Da Redação