Congresso de História prossegue

“O ABC tem um potencial cultural extraordinário e temos cada vez mais que valorizá-lo”, afirmou o prefeito de Mauá, Donisete Braga, na noite de ontem (11), durante a abertura do 12º Congresso de História do ABC, realizado no município e organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O prefeito lembrou o relevante papel da região na história do País, como berço da indústria automobilística e sua ocupação em cada uma das sete cidades. Donisete Braga ressaltou a importância do debate e da participação do Consórcio na articulação dos municípios. “O Consórcio tem conduzido uma política pró-ativa e afirmativa regional como marca”, lembrou.

Para o secretário municipal de Cultura de Mauá, Waldir Luiz da Silva, o Grupo Temático tem feito com maestria a tarefa de discutir a história das cidades. “Que essa reflexão se torne cada vez mais ação”, concluiu. Já Jorge Magyar, que participou do evento representando o coordenador do GT Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, reforçou a importância da iniciativa: “Este Congresso é um patrimônio cultural da região do ABC”, acrescentou.

O primeiro dia do Congresso, no Teatro Municipal de Mauá, contou com abertura de exposição do Museu da Pessoa/Braskem, apresentação do Cine Embolada e palestra do jornalista e escritor Ademir Médici, sobre as “Trajetórias da Construção da Memória no ABC”. Médici lembrou que o Congresso é a concretização de um “sonho” e sintetizou as mudanças regionais ocorridas ao longo dos tempos. “O Grande ABC é uma região que se transforma e avança tendo por base o seu povo”, resumiu.

Objetivos

O 12º Congresso de História do ABC pretende promover o encontro de pesquisadores e interessados, buscando discutir e divulgar a história da região, provocar novas formas de olhar a história local e fomentar a reconstrução de sua memória.

O evento acontece até amanhã (13), no município de Mauá. O encontro existe há 23 anos, e desde o seu início, em 1990, vem sendo realizado com periodicidade de dois anos. A cada edição, é sediado em uma das sete cidades da região.  

Organizado pelo Grupo temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC o congresso surgiu com o objetivo de reunir pesquisadores – acadêmicos ou não –, memorialistas, estudantes, professores e protagonistas de momentos históricos importantes na memória regional.

PROGRAMAÇÃO

 12/09

Museu Barão de Mauá (R. Dr. Getúlio Vargas, 273, V. Guarani, Mauá)

17h – Memórias em gravura de Hans Grudzinski

“Mostra de Arte Kojima” – porcelana

Cecilia Camargo – Museu Barão de Mauá

 

Teatro Municipal de Mauá (R. Gabriel Marques, 353, V. Noêmia, Mauá)

19h – Mesa 2: “Resistência ao Regime Militar na Região do ABC”

Sandra Portuense, historiadora

Pe. Rubens Chasseraux, filósofo e teólogo

Mediação: William Puntschart, presidente do CONDEPHAAT-Ma

 

13/09

Teatro Municipal de Mauá (R. Gabriel Marques, 353, V. Noêmia, Mauá)

9h – Mesa 3: ”Propostas teórico-metodológicas para o trabalho com a memória”

Marcia Ruiz – Museu da Pessoa

Priscila F. Perazzo, historiadora

Mediação: Renato Dotta – Museu Barão de Mauá

Teatro Municipal de Mauá (R. Gabriel Marques, 353, V. Noêmia, Mauá)

14h – Comunicações de pesquisas sobre o ABC

Mediação: Simone Bello Gimenez – Arquivo Municipal da Secretaria de Administração de Mauá

17h30 – Leitura da Carta-Moção

Waldir Luiz da Silva, Secretário de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá

18h – Atividade Cultural / Homenagens

19h – Encerramento

 

Exposições paralelas:

Faculdade de Mauá (FAMA): “Varal Histórico” – Curador: Valdo Ruviaro

Câmara Municipal de Mauá: “Arte Postal – História, Memória e Patrimônio” – Curadores: Edson Bueno de Camargo e Cecília Camargo

Prefeitura do Município de Mauá: “Mauá Memória” – Curador: Alex Shinobi

Mitra Diocesana: “História, Memória e Patrimônio: da Diocese de Santo André a Caminho dos 60 Anos da Mitra Diocesana” – Curadora: Rivanise Couto     

 

Do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC