Marcha das Margaridas reúne 100 mil por igualdade em Brasília

Trabalhadoras do campo e da cidade de todo Brasil reivindicaram desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade


Foto: Marcello Casal Jr. / ABr

Um mar de 100 mil margaridas ocupou Brasília nesta quarta (17). Em uma marcha de 5 km, desde o Parque da Cidade até a Esplanada dos Ministérios, as milhares de mulheres trabalhadoras do campo e da cidade de todo Brasil reivindicaram desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

No final da caminhada, elas tomaram conta de todo o espaço em frente ao Congresso Nacional para reivindicar melhores condições de vida para o campo e cidade.

Uma representante de cada região falou em nome das mulheres de cada Estado. Em seguida a secretaria de Mulheres da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, organizadora do evento –, Carmen Foro, disse que em Brasília não tinha cem mil mulheres.

“Aqui estão milhões de mulheres, porque nós trouxemos e representamos os sonhos e desejos de todas aquelas que não puderam vir”, afirmou.

Foro terminou seu discurso dizendo que as mulheres reivindicam e denunciam condições dignas de vida no campo. “O desenvolvimento que nós queremos é sustentável e igualitário entre homens e mulheres”, concluiu.

Para encerrar, as milhares de trabalhadoras seguiram para o Parque da Cidade onde encontraram a presidenta Dilma Rousseff, que se comprometeu a manter um canal de diálogo permanente com as trabalhadoras.

Essa foi a a terceira marcha semelhante, que é promovida a cada quatro anos, desde 2003.

Da Redação