“A elite boca suja”

Dilma responde às ofensas recebidas durante a abertura da Copa do Mundo

Lula chama manifestantes de ´moleques´. Rafael defende manifestação, mas sem ofensas

“Esta sim é uma elite boca suja!”

O comentário partiu do presidente do Sindicato, Rafael Marques, ao falar sobre os xingamentos dirigidos à presidenta Dilma Rousseff durante a partida Brasil x Croácia na abertura da Copa.

Na ocasião, enquanto alguns torcedores bradavam‘ Ei, Dilma, v… t… no c…’, ela se manteve inabalável. “Não vou me deixar perturbar por agressões verbais. Não vou me deixar atemorizar com xingamentos que não podem sequer ser escutados pelas crianças e pelas famílias. Já sofri agressões físicas [durante a ditadura] quase insuportáveis que, nem por isso, me tiraram do caminho que tracei para mim mesma”, declarou a presidenta.

Rafael observou que a atitude antidemocrática partiu da área Vip do estádio, onde os ingressos custavam, em média, R$ 990. E lembrou que há 17 anos, aproximadamente15 mil metalúrgicos do ABC se concentraram em frente a Ford, após 12 km de passeata pela via Anchieta, em protesto contra a visita do então presidente FHC, que pretendia fazer uma reforma da Previdência que prejudicava os trabalhadores.

“Lutávamos em defesa de nossos direitos e, em nenhum momento, aconteceram xingamentos como os recebidos por Dilma”, disse Rafael. “Lançamos sim palavras de ordem, como O ABC não rima com FHC, pois respeitamos o direito de todos em se manifestar sem ofensas”, prosseguiu.

Já o ex-presidente Lula chamou de ‘moleques’ quem xingou Dilma. “Foi uma grande falta de respeito. Pensei que o preconceito contra as classes mais pobres desse País tivesse diminuído depois que eu assumi”, afirmou.

“Eu fiquei pensando que não é nem dinheiro, nem escola, nem títulos de doutor que dão educação às pessoas. Educação se recebe dentro de casa. Eu nunca tive coragem de faltar com respeito a um presidente da República. E não era nenhum pobre., que vaiava. Parece que comeram até demais, estudaram até demais porque perderam a educação e o respeito”, concluiu Lula.

Já o poeta Augusto de Campos comentou na internet: “Os xingamentos vieram da área vip, onde se situa gente abastada e conservadora, evidenciando apenas sua boçalidade e truculência. Pois eu lhes digo. VIVA DILMA. VAIA AOS VIPS”.

Da Redação