Brasil encerra 2011 como o quinto país mais confiante do mundo

O Brasil encerrou o ano de 2011 como o quinto país mais confiante do mundo, segundo revela pesquisa da Nielsen divulgada na última terça-feira (7).

De acordo com a pesquisa, a confiança dos consumidores brasileiros ficou em 112 pontos no último trimestre do ano passado, repetindo a pontuação do 3º trimestre de 2011, quando o país estava em 4º lugar no ranking mundial.

Com o resultado, a confiança dos brasileiros terminou o ano passado à frente da apurada na China (108 pontos) e dos Estados Unidos (105 pontos). Índia, Filipinas, Indonésia e Arábia Saudita lideram o ranking mundial, com 122, 117,117 e 113 pontos, respectivamente.

Quando considerada a América Latina, a confiança dos brasileiros superou em 14 pontos a média apurada no continente, de 98 pontos. No continente, Argentina (87), México (81) e Venezuela (80) terminaram o ano com declínio na confiança.

Finanças Pessoais
Ainda segundo estudo da Nielsen, ao se tratar das finanças pessoais para 2012, os consumidores latinos-americanos são os mais confiantes entre os 28 mil entrevistados com acesso à internet em 56 países, com 66% possuindo boas ou excelentes perspectivas para este ano.

No Brasil, 80% dos entrevistados dizem que sua situação financeira é boa ou excelente, o maior percentual do levantamento. No mundo, este índice é de 52%.

“Apesar de o Brasil ainda viver um momento otimista, com um crescimento gradual da economia e uma estabilidade política, já aparece uma preocupação maior com o endividamento”, esclarece o analista de mercado da Nielsen, Claudio Czarnobai.

Do InfoMoney