Número de usuários de internet cresce 13,9% em março, mostra Ibope

O número total de usuários ativos de internet no trabalho e em domicílios avançou 13,9% em março deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na passagem de fevereiro para março, o avanço foi de 4,4%, totalizando 43,2 milhões, de acordo com o levantamento do Ibope Nielsen Online. Usuário ativo é a pessoa com dois anos ou mais de idade que usou, pelo menos uma vez em março, o computador com acesso à internet.

O avanço no número de usuários ativos nos dois ambientes se deve, principalmente, à expansão das pessoas com acesso à rede desde a residência. O total de usuários ativos de internet no domicílio cresceu 20,7%, ao passar de 29,1 milhões para 35,1 milhões. O número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010.

As conexões mais rápidas estão presentes nos domicílios. O número de acessos residenciais com velocidade de mais de 8 Megabyte (Mb) chega a 1,9 milhão, ou 5,5% dos 35,1 milhões de usuários ativos domiciliáres de março, segundo o critério de aferição de banda larga adotado nesta pesquisa.

Já a participação das conexões mais lentas, de até 128 Kb, caiu de 13,3% em março de 2010 para 7% em março de 2011.O tempo gasto na internet (no trabalho e domicílio) teve elevação em 6,6%, alcançando 66h25min.

Do Valor Econômico