Aumenta a criminalidade no Estado de São Paulo


Foto: Reprodução

No primeiro semestre deste ano, os assassinatos cresceram 8% no Estado de São Paulo, segundo dados divulgados pelo governo, contrariando as declarações do governador Geraldo Alckmin (PSDB), de que a criminalidade diminuiria.

Uma média de 14 pessoas foram mortas por dia em São Paulo, no mês passado. Só na capital, o aumento é de 22%, no número de homicídios.
Nas 38 cidades que compõem a região metropolitana também foi registrado um crescimento de mortes violentas de 26,7%, em junho, com 95 casos.

No dia anterior a divulgação dos dados, o governador Geraldo Alckmin disse que não tinha dúvidas que os indicadores de criminalidade no Estado de São Paulo cairiam. 

Outros índices também subiram como roubo e estupro, este último com aumento de 18%, registrando 966 casos, apenas nos seis primeiros meses deste ano.

O número de roubos, de janeiro a junho, foi de 122.811, aumento de 6%, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo as estatísticas, quase 675 casos por dia no Estado.  

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo, que a Polícia Militar está menos violenta e negou que a corporação esteja matando mais.

Na comparação entre os sete primeiros meses de 2011 e os deste ano, segundo a própria Secretaria de Segurança, houve um aumento de 4% na letalidade da PM. 

Da Redação