Sindicato quer fortalecimento da cadeia automotiva da região
Segundo Rafael, o ABC não pode estar de fora de um programa de incentivos para o setor
O presidente do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Rafael Marques, esteve em Brasília para reivindicar a inclusão da região no programa de fortalecimento da cadeia automotiva (veja mais nesta página).
O documento formulado por vários representantes do setor no ABC foi encaminhado ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
“Temos 146 mil trabalhadores em quase três mil empresas na cadeia produtiva da região, que se consolidou como o maior polo da indústria automotiva no Brasil”, disse Rafael. “Por isso, o ABC não pode estar de fora de um programa de incentivos para o setor como esse”, defendeu.
O programa deve ser lançado em julho pelo governo federal com o objetivo de incentivar a inovação e modernização das empresas da cadeia produtiva do setor automotivo, além de estabelecer uma linha de financiamento específica para isso.
Positivo
Segundo Rafael, o documento foi bem aceito pelos representantes do Ministério, que já solicitaram que alguns órgãos parceiros no projeto entrem em contato com a Agência. “Esperamos na próxima semana mostrar para outros órgãos do governo federal que participam do programa, como o Sebrae e o Finep, todo acúmulo sobre o setor automotivo que a região tem e as possibilidades para estar incluída no desenvolvimento econômico da cadeia automotiva”, afirmou o presidente do Sindicato.
O que é o programa de fortalecimento da cadeia automotiva?
Nos mesmos moldes do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que definiu políticas de incentivos às montadoras instaladas no Brasil para fortalecer o emprego e a produção nacional, o governo federal prepara um conjunto de incentivos para as empresas que fazem parte da cadeia produtiva do setor.
O plano, que deverá ser lançado no mês que vem, está sendo chamado de programa de fortalecimento da cadeia automotiva, o Inovar-Peças.
Incentivos
Além do fortalecimento do setor, o Inovar-Peças tem o objetivo de apoiar os Arranjos Produtivos Locais, os APLs. No ABC, os APLs de Ferramentaria e de Autopeças – que os Metalúrgicos do ABC participam – receberão esses incentivos, se a região for incluída no programa como quer o Sindicato.
Propostas da região para a cadeia automotiva
1 – Fortalecimento do mercado de autopeças e ferramentaria
Publicação da portaria de regulamentação do Inovar-Auto, no quediz respeito ao conceito de insumos estratégicos e de sistema de controle de conteúdo nacional.
2 – Financiamento para a produção
Criação de linhas alternativas de crédito para consolidação da base da pirâmide da cadeia automotiva.
3 – Apoio empresarial
Inclusão dos APLs de Autopeças e de Ferramentaria ao Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas do Sebrae.
4 – Inovação
Financiamento para a inovação na cadeia automotiva e política de financiamento para a inovação em âmbito local.
Da Redação