África do Sul comemora 95 anos de Mandela; governo reporta ´melhora gradual´ do líder
Sul-africanos formam cordão humano na Cidade do Cabo para lembrar líder
Vítima de infecção pulmonar, símbolo da luta contra o apartheid segue hospitalizado enquanto país organiza celebrações por seu aniversário
O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela faz hoje (18) 95 anos. Mandela comemora seu aniversário internado em um hospital em Pretória, onde se encontra desde 8 de junho devido a complicações causadas por uma infecção pulmonar. A doença foi contraída na época em que Mandela esteve preso por lutar contra o regime de segregação racial sul-africano conhecido como apartheid, que pregava a supremacia dos brancos frente aos negros. O ex-presidente passou 27 anos atrás das grades.
Apesar das más condições de saúde de seu maior líder, o país programou uma série de atividades para celebrar a data, que ficou conhecida como Dia de Mandela – data definida pelas Nações Unidas em 2010 em homenagem a Mabida, ou conciliador, como o ex-presidente é conhecido na África do Sul. Por iniciativa do governo sul-africano, cada cidadão do mundo é convidado a dedicar simbolicamente 67 minutos do seu tempo à serviço da coletividade em homenagem a Mandela e seus esforços, que há 67 anos vêm sendo dedicados à igualdade racial.
Em várias cidades da África do Sul, voluntários vão pintar escolas, crianças vão cantar “Feliz Aniversário” e os políticos participarão de atividades de caridade. Nos últimos dias, parentes de Mandela dizem que ele está melhor e respondendo ao tratamento médico. A mulher do líder, Graça Machel, disse ontem (17) estar “um pouco menos ansiosa”. “Espero que, mesmo se ele não puder aproveitar seu 95º aniversário, que esteja bem para seu 96º”, disse George Bizos, advogado e amigo de Mandela.
Em comunicado, a Presidência da República da África do Sul informou que Mandela apresenta “melhora gradual”. Em nota oficial, o governo confirma que, de acordo com os médicos, sua saúde está cada vez melhor. “Em nome do governo e de todas as pessoas da África do Sul, queremos que Mandela complete 95 anos com alegrias”, diz o texto. “Estamos orgulhosos de celebrar esse ícone internacional e desejamos melhoras. Pedimos a todos que apoiem Mandela com seu eterno amor e compaixão.”
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, homenageou o sul-africano dizendo que Mandela é um “exemplo extraordinário de coragem, de gentileza e de humildade”. A exemplo de Mandela, Obama foi o primeiro presidente negro de seu país – e também recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2009, apesar de, ao contrário do líder sul-africano, ter sido duramente contestado pela honraria. Obama esteve em visita oficial ao país no mês passado, e foi à cela em que o ex-presidente ficou preso, na Ilha Robben, na Cidade do Cabo.
Da Agência Brasil