Desemprego sobe a 25,02% na Espanha e bate novo recorde
A taxa de desemprego da Espanha subiu de 24,63% no segundo trimestre deste ano para 25,02% no terceiro trimestre, um nível recorde. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas do país (INE), o número de desempregados cresceu em 85 mil, chegando a 5,778 milhões.
Nos últimos 12 meses, segundo o instituto, o número de desempregados aumentou em 799,7 mil. As mulheres foram as mais atingidas pelo desemprego no terceiro trimestre. No total 75,5 mil delas ficaram desempregadas no período, contra 9,5 mil homens que perderam o emprego.
O jornal espanhol “El País” destaca que é a primeira vez na história que o desemprego chegou a esse patamar no país. A taxa de desemprego supera 30% em 16 províncias espanholas e bate em 40% em Ceuta. Além disso, a maior parte dos cortes de vagas tem ocorrido no setor público, nota o diário.
O “El País” nota ainda o aumento do número de casas em que nenhum membro da família tem emprego. Ao longo deste ano, houve um aumento de 312.700 nas casas passando por essa situação, e atualmente há 1,7 milhão de famílias na Espanha onde ninguém trabalha.
Do Valor Econômico