Vendas de veículos na Europa caem em agosto pelo 11º mês seguido
As vendas de veículos na Europa sofreram em agosto a 11a queda mensal seguida, de 8,5 por cento, liderada por Ford, General Motors e Fiat, embora marcas de médio porte tenham sentido uma pressão maior em mercados como Itália, França e Alemanha.
A região somou 722.483 emplacamentos no mês passado, informou a Associação de Montadoras Europeias, sediada em Bruxelas, contra 789.458 um ano antes. As vendas nos oito meses até agosto caíram 6,6 por cento, para 8,59 milhões.
A Ford teve o pior agosto entre as grandes montadoras ao ver as vendas despencarem 29 por cento na comparação anual. Os emplacamentos na Europa costumam atingir mínimas recordes durante o principal mês de férias no continente.
A GM, por sua vez, apurou uma queda de 18 por cento nas vendas do mês passado, compensada pelo recuo dos emplacamentos da Fiat.
Com exceção da Espanha, os países mais impactados pela crise de dívida europeia continuaram a sofrer, com os emplacamentos diminuindo em 20 por cento na Itália e 11 por cento na França. As vendas na Grã-Bretanha ficaram praticamente inalteradas.
Já as vendas na Espanha subiram 3,4 por cento, com os consumidores adiantando as compras antes do aumento de impostos em 1o de setembro.
As vendas na Alemanha, que por muito tempo resistiu ao colapso europeu, recuaram 4,7 por cento em agosto, próximo à queda de 5 por cento em julho.
A Volkswagen, enquanto isso, continuou a ganhar espaço de rivais menores, com aumento de 1,6 por cento liderado por um avanço de 8 por cento da marca de luxo Audi.
As vendas da Peugeot Citroën caíram 12 por cento, e as da Renault cederam 13 por cento.
Da Reuters