Sindicatos britânicos prometem maior greve em uma geração no dia 30/11
Os sindicatos dos funcionários públicos do Reino Unido prometem organizar a maior mobilização em uma geração no dia 30 de novembro a menos que o governo mude seus planos de reforma do sistema de aposentadoria, afirmou Brendan Barber, secretário-geral do Trade Union Congress, maior grupo sindical britânico.
Barber disse que 10 sindicatos estão organizando assembleias de seus membros para votarem a paralisação, seguindo o exemplo de quatro sindicatos que realizaram uma greve de 24h no dia 30 de junho contra as mudanças na aposentadoria.
“O número exato de trabalhadores que votaram pela mobilização neste estágio eu não posso confirmar, mas trata-se de uma enorme quantidade de pessoas de todas as partes da força de trabalho do serviço público, e, como eu disse, penso que esta será a maior mobilização de um movimento sindical em uma geração”, disse Barber após um encontro com sindicalistas.
O governo do primeiro-ministro David Cameron quer que os funcionários do setor público se aposentem mais tarde e aumentem sua contribuição para a aposentadoria, para tornar o sistema mais sustentável e para refletir o fato que a expectativa de vida hoje é maior. Mas os sindicatos dos funcionários públicos afirmam que as propostas são injustas e desnecessárias.
Barber disse que os sindicatos estão comprometidos em continuar as negociações sobre o sistema de aposentadoria, mas que o governo deve ter uma nova abordagem e trazer novas propostas à mesa.
Do Valor Econômico