Frota de veículos na China passa de 200 milhões

A China superou o patamar de 200 milhões de veículos na frota nacional. O número registrado até junho é de 217 milhões de unidades, incluindo motos, carros, tratores, caminhões e outros veículos automotores, o que dá um aumento de 4,8% em relação ao que havia em dezembro de 2010. Só carros de passeio são mais de 100 milhões.

A gigante do mercado automobilístico está atraindo todas as marcas, que também querem uma fatia deste mercado, onde tudo é gigantesco. Pequim é a cidade maior compradora e produtora de veículos do mundo. A frota da cidade teve um aumento de 8,3% em comparação com o ano passado.

A China não é apenas um país que tem muitos veículos. É também o maior produtor do mundo. Dados da Organização Internacional dos Fabricantes de Veículos (OICA) mostram que a China produziu 18.264.667 veículos no ano passado. Deste total, 13,8 milhões foram para uso pessoal e 4,3 milhões de veículos comerciais para carga ou passageiros.

O grande problema na China é com o congestionamento. Pequim, por exemplo, já tentou todos os tipos de medidas para reduzir o problema, como rodízio ou limite de novas compras, mas a cidade está congestionada.

Do blog Mundo em Movimento (Joel Leite)