Governo do Japão lançará fundo para ajudar fabricantes de autopeças

O Banco de Desenvolvimento do Japão (DBJ), apoiado pelo governo, planeja estabelecer um fundo para injetar capital em fabricantes de autopeças severamente atingidas pelo terremoto ocorrido em março no país, disse um funcionário da instituição. A medida é uma tentativa do governo japonês para aliviar os problemas de abastecimento e ajudar um dos principais setores de exportação do país a normalizar o mais rapidamente suas atividades.

Separadamente, uma fonte familiarizada com o assunto afirmou que o novo fundo poderá ter o valor de US$ 620 milhões.

O banco e o lobby dos fabricantes de autopeças do país planejam anunciar o fundo de resgate na próxima quinta-feira, afirmou o funcionário, acrescentando que o primeiro investimento do fundo no setor será feito nos próximos dois meses.

O fundo será o primeiro direcionado para a indústria a ser lançado pelo banco, mas talvez não seja o último. Ele poderá se tornar um modelo para outros fundos, disse o funcionário do DBJ, se conseguir estabilizar as operações das fabricantes de autopeças, que foram impactadas pelos danos sem precedentes causados pelo desastre natural no Japão. As informações são da Dow Jones.

Da Agência Estado