Manifestantes decidem permanecer acampados em praça de Madri
Manifestantes acampados na Praça da Porta do Sol definiram em assembleia na madrugada desta segunda-feira (29/05) permanecer na praça central madrilena. Milhares de pessoas participaram do encontro, segundo um porta-voz do movimento.
“Há poucos dias estava claro que íamos embora, mas com o que aconteceu em Paris neste domingo e porque representantes dos acampamentos de muitas cidades nos pediram que continuemos, decidimos ficar”, assinalou à Agência Efe um dos porta-vozes.
Ele se referia à utilização de gás lacrimogêneo pela polícia francesa esta noite em uma tentativa de dispersar simpatizantes franceses do movimento de indignados que tinham tomado a praça da Bastilha de Paris.
Durante a reunião foi cogitada a possibilidade de fazer nesta segunda-feira uma jornada de reflexão e retomar na terça-feira o debate. Ficou decidido que a polícia não interviria se, como até o momento, os acampados respeitassem a ordem pública.
Entre as propostas colocadas se expôs a possibilidade de levantar o acampamento da capital, embora se deixaria uma representação para que os cidadãos possam levar suas propostas, e continuar a mobilização nos bairros.
Milhares de pessoas, em sua maioria jovens, permaneceram há duas semanas em acampamentos instalados nas praças das principais cidades espanholas, para pedir uma mudança política e social e uma maior democracia na Espanha.
Da Efe