Após sanções da ONU, Khadafi anuncia fim de operações militares na Líbia
O regime líbio de Muammar Khadafi anunciou nesta sexta-feira (18) o fim das operações militares e um cessar-fogo imediato, de acordo com o ministro de Assuntos Estrangeiros do país, Mussa Kussa. As informações são da agência Lusa.
O anúncio foi feito logo após a decisão do Conselho de Segurança da Organização da Organização das Nações Unidas (ONU) de impor uma zona de exclusão aérea na Líbia.
Nesta quinta (17) o Conselho de Segurança da ONU aprovou, com 10 votos favoráveis e 5 abstenções, inclusive a do Brasil, a resolução que estabelece a zona de exclusão aérea e autoriza “todas as medidas necessárias” para “proteger civis e áreas habitadas [por civis]” de ataques das forças leais ao regime do presidente Muammar Khadafi.
Força não
Brasil, China, Índia, Rússia e Alemanha se abstiveram na votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a resolução que estabelece a zona de exclusão aérea na Líbia.
De acordo com diplomatas, a posição brasileira é uma forma de demonstrar que o uso da força não é o ideal no momento e que o Brasil acreditava que havia espaço para a busca do diálogo como mecanismo para o cessar-fogo.
Da Agência Brasil