Faça sua parte: clique e ajude na luta dos mineiros mexicanos
A CNM/CUT e o movimento sindical independente no México, com o apoio da FITIM , ICEM, ITF, UNI Global e a CSI, estão pedindo seu apoio para pressionar o governo mexicano enquanto, junto a sindicatos de todo o mundo, realizam uma ação global – de 14 a 19 de fevereiro – para defender os direitos sindicais no México. Clique no link e saiba como ajudar.
Há cinco anos, uma explosão em uma mina de carvão Pasta de Conchos do Grupo México matou 65 mineiros. Os corpos de 63 dos 65 mineiros permanecem enterrados na mina (veja o memorial Pasta de Conchos aqui) e o governo mexicano não investigou nem processou os responsáveis. Ao invés disso, o governo do México intensificou seus ataques ilegais e violentos contra o Sindicato Nacional de Trabalhadores Mineiros, Metalúrgicos e Similares da República Mexicana (SNTMMSRM), após terem demandado justiça e a recuperação dos corpos dos mineiros.
Clique aqui para enviar seu protesto. É rápido e fácil
Sindicatos independentes como o Sindicato Mexicano de Eletricistas (SME), a UNTyPP, que representa os trabalhadores da empresa petroleira nacional do México PEMEX, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da General Tire De México (SNTGTM) e o Sindicato Único de Trabalhadores da Universidade Autônoma da cidade do México, assim como o Sindicato de Telefonistas da República Mexicana (STRM), a Frente Autentica de Trabalhadores (FAT) e cerca de outros trinta sindicatos afiliados à União Nacional dos Trabalhadores (UNT) que também sofreram violentos ataques, intimidação e repressão dos direitos sindicais.
O movimento sindical independente no México, com o apoio da FITIM , ICEM, ITF, UNI Global e a CSI, estão pedindo seu apoio para pressionar o governo mexicano enquanto, junto a sindicatos de todo o mundo, realizam uma ação global – de 14 a 19 de fevereiro – para defender os direitos sindicais no México.
Da LabourStart, via CNM/CUT